sábado, 14 de setembro de 2013

Motorola Razr D1 x Sony Xperia E Dual x Samsung Galaxy Young Duos TV x LG Optimus L4 II x Nokia Lumia 520 x CCE SM70

Pela primeira vez este blog traz um comparativo que não é da temática automotiva. Nosso objetivo aqui é tentar ajudar a escolher seu aparelho, seu smartphone! Trazemos 6 opções de smarts cujo preço gira em torno de R$ 500,00, e são considerados modelos de entrada no mundo dos telefones inteligentes.

Um item essencial a ser colocado é o sistema operacional, até porque, como o próprio nome já diz, é ele que direciona a maneabilidade do aparelho, e para a proposta de comparativo aqui posta, sistemas como IOS e BlackBerry não aparecem nos modelos selecionados, assim como, também, o S40, da Nokia, presente na maioria dos modelos da linha Asha da marca. Aliás, a Nokia é a única cujo representante listado possui sistema operacional diferente. Dos 6, cinco modelos utilizam a plataforma do Google, o Android, já a Nokia, que pertence à Microsoft, utiliza o Windows para rodar no seu representante, o que ocorre nos demais modelos da linha Lumia da empresa.

Os 6 modelos escolhidos pertencem a 6 marcas diferentes. Contam com 2 sistemas operacionais diferentes. 3 opções de quantidade de chips (single ou dual ou tri). Todos contam com Bluetooth, Wi-fi, são 3G, touchscreen e contam com GPS. Confira abaixo os modelos selecionados para a disputa:


Uma observação importante deve ser feita: os modelos selecionados são de referência específica. Ou seja, o nome a qual o aparelho foi batizado pela marca caracteriza especificações apenas daquele aparelho. Como assim? A linha Optimus da LG, por exemplo, conta com modelos do mesmo nome - L4 II - mas com algumas configurações diferentes; neste caso, a versão E470 é a única que suporta 3 chips, como você verá na tabela mais abaixo. Outro exemplo vem da família Razr, da Motorola; o D1 tem 4 versõs diferentes, mas a colocada aqui é a mais completa - XT918 -, que contempla TV e é dualchip.

Abaixo, uma tabela com alguns itens que especificam as características de cada modelo:






















Agora, algumas constatações: vamos, então, hierarquizar os modelos conforme as características acima colocadas.

Sistema operacional:
Motorola Razr D1
Samsung Galaxy Young Duos TV
LG Optimus L4 II

Sony Xperia E Dual
CCE SM70

Nokia Lumia 520

- Neste item, não cabe qualificar o WindowsPhone do Lumia como melhor ou pior que o Android. É uma escolha do usuário. Contudo, dentre os aparelhos com Android, os representantes da Sony e da CCE apresentam as versões mais defasadas do sistema, e por isso estão atrás do Samsung, do LG e do Motorola, que empatam na primeira posição.

Chip:
LG Optimus L4 II

Samsung Galaxy Young Duos TV
Sony Xperia E Dual
CCE SM70
Motorola Razr D1

Nokia Lumia 520

- Para este item, a classificação é extremamente quantitativa. O LG se destaca por suportar 3 chips e acaba se isolando na frente de seus concorrentes. Por último, também isolado, atrás de todos, o Lumia se mostra mais simples nesse quesito.

TV:
Samsung Galaxy Young Duos TV
LG Optimus L4 II
Motorola Razr D1

Sony Xperia E Dual
CCE SM70
Nokia Lumia 520

- Os três primeiros modelos apresentam suporte para TV e os demais, em 2º, não apresentam. Para quem gosta de assitir algo pela programação aberta da Tv, este item já é uma boa filtragem; você passa a se decidir entre 3 aparelhos ;)

Câmera:
CCE SM70

Motorola Razr D1
Nokia Lumia 520

LG Optimus L4 II

Sony Xperia E Dual
Samsung Galaxy Young Duos TV

- Quesito câmera! Para quem não descarta uma máquina fotográfica, pode descartar o comparativo desta parte. Para quem quer que seu smartphone seja, também, sua câmera, este item é essencial, e com ele, é bom que seja observado a memória do aparelho; afinal, de que adianta tirar boas e muitas fotos se não se tem capacidade de armazenamento para elas? Pois é!
O representante da CCE se isola na frente por apresentar flash e ter uma câmera frontal. Em seguida, empatados, Razr D1 e Lumia 520. Abaixo dos 5 MP, o LG foi preferencialmente colocado isolado em 3º por apresentar flash, e o Xperia E ficou empatado com o Galaxy mesmo tendo, em números, quantidade um pouco maior de Megapixels, como verificado na tabela.

Tela:
Nokia Lumia 520

CCE SM70

Samsung Galaxy Young Duos TV

Motorola Razr D1
Sony Xperia E Dual

LG Optimus L4 II

- Para este quesito, a classificação levou mais em conta a relação pixel/polegada, o que proporciona maior nitidez do que se vê na tela. O tamanho do display, acreditamos, é algo preferencial que vai de acordo com o gosto do consumidor. Com isso, Nokia e CCE fizeram um trabalho mais bem elaborado em seus modelos, com resolução 800x480. Todos os outros (quatro) apresentam resolução 480x320, mas que diferencia a posição dos modelos na hierarquia pelo tamanho da tela, em que quanto menor, melhor a distribuição dos pixels, e maior a resolução. No entanto, a diferença é pequena, visto que a diferença do tamanho do display também não é muito diferente.

Processador:
Nokia Lumia 520


Motorola Razr D1

LG Optimus L4 II
Sony Xperia E Dual
Samsung Galaxy Young Duos TV
CCE SM70

- Capacidade e velocidade de processamento. Nokia Lumia 520 fica em primeiro dado seus dois núcleos. O Razr, apesar de empatar com todos os outros demais, possui mais RAM, como poderá ser observado mais adiante, o que lhe permite maior capacidade de processamento. Os outros apresentam configuração iguais para o quesito.

Memória Interna:
Nokia Lumia 520

Motorola Razr D1
Samsung Galaxy Young Duos TV
Sony Xperia E Dual
LG Optimus L4 II
CCE SM70

- A memória interna interna do Lumia é o dobro da de todos os outros (cinco) modelos concorrentes.

Memória RAM:

Motorola Razr D1


Samsung Galaxy Young Duos TV


Sony Xperia E Dual
LG Optimus L4 II
CCE SM70
Nokia Lumia 520

- O D1 é o destaque para a memória RAM, o que o coloca, no sentido prático, em vantagem na categoria Processador, como já visto. O Galaxy se isola na segunda posição e os demais se posicionam em seguida, com os básicos 512 GB.


Para finalizar, vamos eleger o melhor de todos. Mas como faremos isso? Vamos atribuir pontuação conforme as posições dos aparelhos nos rankings, que será a seguinte:
1º - 100 pts
2º - 70 pts
3º - 50 pts
4º - 30 pts
5º - 20 pts

Agora, vamos contar quantas vezes cada modelo se viu em cada colocação. Vamos separar por marca para evitar a escrita e leitura de muitos nomes. Em ordem alfabética, temos:

CCE
1º = 1 vez(es)
2º = 5 vez(es)
3º = 2 vez(es)
4º = 0 vez(es)
5º = 0 vez(es)

LG
1º = 3 vez(es)
2º = 1 vez(es)
3º = 3 vez(es)
4º = 0 vez(es)
5º = 1 vez(es)

Motorola
1º = 3 vez(es)
2º = 4 vez(es)
3º = 0 vez(es)
4º = 1 vez(es)
5º = 0 vez(es)

Nokia*
1º = 3 vez(es)
2º = 2 vez(es)
3º = 2 vez(es)
4º = 0 vez(es)
5º = 0 vez(es)

Samsung
1º = 2 vez(es)
2º = 3 vez(es)
3º = 2 vez(es)
4º = 1 vez(es)
5º = 0 vez(es)

Sony
1º = 0 vez(es)
2º = 4 vez(es)
3º = 2 vez(es)
4º = 2 vez(es)
5º = 0 vez(es)

Percebemos algumas coisas com esses dados acima. O LG, o Motorola e o Nokia são os que mais apareceram na primeira fila. O CCE conquistou incríveis 5 vices. O Sony foi o único que não se viu nem uma vez na primeira posição em algum item.
*Lá no início, dizemos que o sistema operacional WindowsPhone não seria qualificado como pior nem melhor que o Android, e assim não o classificamos hierarquicamente em seu quesito. Entretanto, temos que atribuir uma nota para a posição, então daremos uma nota entre a pontuação de 1º e 2º lugar, e mais próxima da 1ª, que será 90 pontos.
Chegou, então, o momento de criarmos a equação simples e fazermos a soma das pontuações.

CCE
(1x100)+(5x70)+(2x50)
100+350+100=550 pts

LG
(3x100)+(1x70)+(3x50)+(1x20)
300+70+150+20=540 pts

Motorola
(3x100)+(4x70)+(1x30)
300+280+30=610 pts

Nokia
90+(3x100)+(2x70)+(2x50)
90+300+140+100=630 pts

Samsung
(2x100)+(3x70)+(2x50)+(1x30)
200+210+100+30=540 pts

Sony
(4x70)+(2x50)+(2x30)
280+100+60=440 pts

Com as pontuações já estabelecidas, já poderíamos ter o nosso ranking, mas observando bem, haveria empates. Vamos criar, então, critérios para que o nosso ranking isole seus competidores. Esses critérios se darão pelo desempenho do modelo conforme a hierarquia de importância a seguir:
I - Memória
II - Tela
III - Chip
IV - Câmera
V - TV
VI - Processador
VII - Sistema Operacional

A categoria MEMÓRIA INTERNA foi escolhida a primeira devido ao propósito ao qual um usuário adquire um smartphone. Costuma-se utilizar aplicativos para uso e arquivos para armazenagem, execução e visualização. Para tanto, esta é a categoria que será priorizada para desempate.
Em seguida, a TELA. O item utilizado acima é muito bem-vindo acompanhado de uma resolução boa da tela do aparelho. Afinal, de que adianta usar aplicativos (do tipo que seja) e visualizar arquivos se a visibilidade não for boa ou a resolução não for suficiente? Por isso a tela vem em segundo.
CHIP por conseguinte. Afinal, apesar de serem aparelhos inteligentes, estamos falando de instrumentos que servem, antes de mais nada, para efetuar ligações; e dispondo de mais linhas disponíveis, tem-se a sua importância aqui.
A CÂMERA vem só agora. O motivo: quando forem requisitadas para o desempate nesse comparativo, a diferença será mínima, e as câmeras dos modelos que aqui estão presentes não se comparam com as de smarts mais potentes. Então, atribuir muita importância ao quesito câmera pode prejudicar o ranking.
MEMÓRIA RAM é o próximo critério.
A TV torna-se um item divisor de águas para uns, mas ao mesmo tempo supérfluo para outros. Contanto, sua importância é bem pequena aqui.
O PROCESSADOR vem por último não porque é o menos importante. Muito pelo contrário. Mas dada a semelhança da grande maioria dos modelos nesse quesito, ele ficou por último.
SISTEMA OPERACIONAL, como novamente abordamos, só será motivo de comparação entre sistemas da mesma plataforma.

Com destaque para o isolamento do Xperia em último e o empate pontual entre Optimus e Galaxy, assim como a aproximação desses dois com o SM70, enfim, o resultado:

1º. 630 pontos: Nokia Lumia 520
2º. 610 pontos: Motorola Razr D1 XT918
3º. 550 pontos: CCE Motion Plus SM70
4º. 540 pontos: Samsung Galaxy Young Duos TV GT-S6313
5º. 540 pontos: LG Optimus L4 II E470
6º. 440 pontos: Sony Xperia E Dual C1604



12 comentários:

  1. eu nao consigo ver qntas pessoas estao online no seu blog, nem total de visualizacoes.
    escreve em qual navegador ele roda melhor para gente poder trocar qlquer coisa (eu uso o chrome)
    no mais, ta massa cara

    ResponderExcluir
  2. O Chrome e o M. Firefox são os navegadores mais recomendados. Esta informação está disponível na página "Conteúdo".
    A quantidade de pessoas online fica presente em uma "aba" vermelha que se encontra fixamente no lado direito da visualização do blog. O total de visualizações está em um contador preto na barra de gadgets na coluna à esquerda, abaixo de "Assinatura via e-mail" e acima dos links das redes Twitter, Facebook e Feed.
    Relato que: quando acontece de a página não ser completamente carregada, alguns componentes 'não funcionam'.. pode ser o que aconteceu com você. Recarregue a página e espere completar o carregamento.
    Em dispositivo móvel, a visualização do blog é de forma/visualização compacta.
    Para dicas, sugestões, informações, críticas e/ou quaisquer outros comentários, ficarei feliz se entrar em contato.
    Agradeço o acesso. Agradeço o comentário. Estou disponível ao diálogo!
    Fique à vontade =D
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este comparativo! Poupou meu tempo, pois já estava pensando em fazer uma planilha no excel para visualizar melhor os dados, para eu escolher qual comprar. Vou comprar o Razr D1, ao invés do Lumia, por ser Android, e portanto mais suporte e aplicativos. Vendo os review no You Tube, gostei também do Xperia E, inferior tecnicamente ao Razr D1, porém com um design muito bom, bem mais bonito. Valeu! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. pq tem um noventa na conta do nokia ?
    o Razr D1 ta na frente

    ResponderExcluir
  5. Este 90 a mais na conta do Nokia me cheira marmelada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade nem deviam ter julgado isso!

      Excluir
    2. Pois é... também acho que Sistema Operacional é algo relativo, vai do gosto do consumidor, mas acontece que há versões dos sistemas, seja do iOS (que não está aqui), WP ou Android, então, como há modelos com versões diferentes - umas mais atuais que outras -, optei em utilizar S.I. como critério.
      Abraço!

      Excluir
    3. Se você não levar em consideração o sistema operacional e atualizar os valores, este seria o resultado:
      CCE
      (1x100)+(4x70)+(2x50)
      100+280+100 = 480 pts

      LG
      (2x100)+(1x70)+(3x50)+(1x20)
      200+70+150+20 = 440

      Motorola
      (2x100)+(4x70)+(1x30)
      200+280+30 = 510 pts

      Nokia
      (3x100)+(2x70)+(2x50)
      300+140+100 = 540 pts

      Samsung
      (1x100)+(3x70)+(2x50)+(1x30)
      100+210+100+30 = 440 pts

      Sony
      (3x70)+(2x50)+(2x30)
      210+100+60 = 370 pts

      Excluir
  6. Um comparativo justo, sem ter tendenciosidades!

    ResponderExcluir
  7. Agradeço!
    Aceito sugestões, dicas...!
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, como estão?

    Represento o Portal Teia e estou aqui para avisar que acabamos de colocar no ar nosso novo agregador de links, é sem duvida mais uma ferramenta muito útil na vida de todo blogueiro.

    Caso interesse, já liberei seu site para enviar links, sei da qualidade de suas postagens e vocês serão muito bem vindos.

    Não perca essa oportunidade, aguardo seus links.

    Um ótimo fim de ano para toda a equipe!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...