domingo, 23 de dezembro de 2012

GEOGRAFIA: Compreensão do Mundo, Ser Cidadão, Tecnologia e Educação



Os limites do mundo são limites sócio-econômicos, de crescimento quimérico sem fim, de capacidade de suporte para sustentar dezenas de milhares de milhões de habitantes, exploração predatória dos recursos, entre eles os combustíveis fósseis e de impacto em uma escala planetária, com o aquecimento global como a marca mais visível. E há limites ou imperativos éticos da justiça, equidade, desenvolvimento humano e de solidariedade entre os povos, que, transpassados, conduzem à pobreza, à fome, à injustiça, ao ódio e á guerra.

A complexidade do mundo em que vivemos é óbvia, e constitui o centro de muitas análises.
A densa teia de interesses entre os poderes econômicos e políticos, fatuais ou reais, entre regiões e países, setores sociais, comunidades, etc, são complicadas pela aceleração dos tempos.


O mundo anda acelerado, com futuros imprevisíveis, mesmo a muito curto prazo e com um elemento novo; um mundo virtual, as redes sociais... Internet, que caminha junto ou mesmo à frente da influência real sobre esse processo. Um mundo, em suma, complexo e incerto, com poucos lugares fora do vórtice.
Nestes tempos, precisamos entender o mundo, nossa existência coletiva no espaço, em toda sua complexidade. E isso contribui de forma ideal à Geografia. Sim! A velha Geografia, com raízes na antiguidade, hoje uma ciência para compreender o mundo, desde o entorno vital mais próximo do até a realidade global.


Se a antiga Geografia, com a Cartografia, serviu para "descobrir" e descrever os países e povos desconhecidos, hoje serve para compreender o mundo, em diferentes escalas, do entorno imediato, com as paisagens onde nós nos reconhecemos como povo, até a escala global.
A Geografia nos explica o mundo e seus territórios, com suas características físicas, limitado ou favorável para certas utilizações, seus moduladores humanos e económicos e as realidades regionais e territoriais resultantes.

Na Geografia, convergem de forma íntima o meio, o fator antrópico e seus espaços articulados. A Geografia tem a versatilidade de integrar as realidades territoriais de diferentes escalas, do nosso bairro ao planeta como um todo. Hoje conta com as novas tecnologias de informações geográficas. Entre elas estão os Sistemas de informações Geográficas ou SIG, capaz de relacionar os bancos de dados enormes com uma dotação precisa para um determinado local. Ou o Sensoriamento Remoto, sobretudo as imagens de satélite, como as do “Google Earth”.

Se no princípio a Geografia era a descrição, agora é a compreensão e explicação, daí a sua importância na educação. Quanto maior a acuação com a Geografia nos currículos do ensino primário e secundário, menor será a capacidade de compreensão dos nossos filhos, e menor serão seus reconhecimentos como cidadãos de uma sociedade coletiva. 
O proceder geográfico sempre se caracterizou pelo bom senso, respeito aos bens, pela sanidade quanto ao planejamento no uso do solo, preservando os valores naturais e culturais, pela moderação no uso dos recursos e por assumir a sustentabilidade ambiental e econômica.


Este texto é uma fragmentação traduzida de uma matéria no Portal "Información.es"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...