sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Respeito ou falsidade? Ajuda ou interesse?

Você já deve ter ouvido falar que é bom a gente fazer favor aos outros porque um dia poderemos precisar de uma mão amiga e acontecer de não termos essa ajuda por não termos feito favores anteriormente. Isso, então, significa que fazer um favor a alguem é ter um interesse futuro, já que não sabemos se um dia precisaremos dessa pessoa; Então, o melhor é se prevenir! Correto?
Errado! Fazer um favor por interesse significa mau caráter no meu ver. Temos que ser sinceros e ajudar os outros porque gostamos desse próximo e queremos sempre o bem para ele, e por isso, ajudar quando precisar!! Se um dia, você precisar da ajuda.. do favor de alguem, essa mão te ajudará porque a recíproca é verdadeira; você gosta dessa pessoa e não quer vê-la em apuros.


Agora vamos discutir sobre o primeiro questionamento que se apresenta no título: respeito ou falsidade? Pois bem... O que necessariamente é o respeito? Segundo o dicionário online "Dicio", a palavra "respeito" significa: "Sentimento que leva a tratar alguém ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência; consideração, reverência: respeito filial." Agora vamos desenrolar uma ideia para ver se faz sentido!
A nossa sociedade, ainda e infelizmente, vive com muitas situações de preconceito, e não é fácil lidar com com esse tipo de relacionamento. Quando um homofóbico, por exemplo, se depara com um gay mas quer permanecer indiferente perante a situação, não quer transmitir seu sentimento de aversão a ele; trata-o com respeito e sempre medindo bem as palavras na hora de interagir, conversar. Pra mim, o nome disso não é respeito, e sim falsidade. Esse tipo de situação pode se equiparar quando o preconceito é ou não assumido publicamente (ou seja, a pessoa costuma dizer que é preconceituosa / ou não, e / mas tem o sentimento consigo, porém, não o transmite no momento de estar frente a frente com o dito cujo por medo da reação da sociedade (ou seja, essa pessoa é covarde)) e não se restringe à homofobia, também vale para negros, pobres, etc.

Um comentário:

  1. Em nossa atual sociedade os valores humanos estão "torcidos e retorcidos". Pode-se generalizar a bagunça, sem medo: respeito, igualdade, solidariedade etc, perderam seus significados de dicionário; são, somente, pertinentes ao momento.

    Adorei o texto; abração,

    Rodrigo Davel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...