sexta-feira, 25 de março de 2011

Por que as pessoas falam "vou ir" / "não vou ir" ?

O português, sem sombras de dúvida, se não o mais, é um dos idiomas mais difíceis do mundo. A língua tem uma gramática muito complexa, flexível e conta com uma enorme variedade vocabular. É muito difícil alguém (ou pelo menos um brasileiro) saber a língua por completo, ..sinceramente não é falar que o brasileiro é "burro", mas realmente ser um expert no nosso idioma é um desafio.. e dos grandes!! Tudo bem que o ensino no Brasil não é dos melhores e dá pra colocar uma parcela de culpa nisso, mas não dá pra falar que o motivo é.. necessariamente esse.
Aliás, por falar em "brasileiro" e "idioma", vamos aproveitar e realçar uma coisa.. "brasileiro" é nacionalidade e "português" é idioma (em Portugal, obviamente, "português" também é a nacionalidade deles!!) .. acredite.. tem gente que confunde!! No entanto, há aqueles que falam que o idioma do Brasil não pode mais ser chamado de "português", e sim, que "brasileiro" já é um idioma devido às várias particularidades que a nossa língua ganhou ao longo do tempo.. e que vários termos e expressões são muito características e só podem ser compreendidos no Brasil, ou até mesmo.. apenas em Estados ou regiões específicas.
Agora vamos ao que interessa: Por que as pessoas falam "Não vou ir" / "Vou ir" ? Pois bem.. o brasileiro tem o costume de utilizar muito as locuções verbais, sempre ouvimos, ou mesmo nós falamos muito frases com "vou jogar", "estou indo", "estava explicando", etc.. Não é que seja errado utilizar esse recurso da nossa língua, mas fazemos isso constantemente. Em alguns casos dá tranquilamente para utilizar uma só palavra em vez de uma locução; exemplificando temos: "jogarei", que é equivalente à "vou jogar".
Contudo, podemos concluir que, ao dizer "não vou ir" / "vou ir", equivocadamente utiliza-se uma locução verbal, porém, com o mesmo verbo: "ir". Por isso; pelo mal costume, ..pelo vício da locução verbal, as pessoas vacilam e se expressam utilizando um português duvidoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...